sexta-feira, 18 de setembro de 2020

REQUISITOS PARA SER UM DISCÍPULO

 

Jesus   dizia pois aos judeus  que criam  nele: Se vós  permanecerdes  na minha  palavra, verdadeiramente  sereis   meus  discípulos” . Jo.8:31

Ser um discípulo é estar receptivo ao que  deseja aprender, ou aos ensinamentos  de  alguém.

Para ser discípulo de Jesus, também é preciso  preencher alguns  requisitos . O que se entende por requisito? São condições para alcançar  determinado  fim.

Todo  aquele que almeja ser um discípulo, deve estar disposto a submeter-se à regras básicas que são  imprescindíveis para  essa função.

Citarei quatro quesitos  para ser um discípulo:

O primeiro seria: LEVAR  A  SUA  CRUZ  : Não existe cristão  sem cruz, o discípulo deve levar a sua. A cruz possui vários símbolos dentre eles o sofrimento e a renúncia. Jesus nos deu o exemplo levando a sua, não reclamou, não se negou leva-la, aceitou calado. Depois de muito caminhar, apareceu um cirineu que o ajudou a levar.  Na nossa caminhada cristã também temos um cirineu  chamado Espírito Santo, que nos ajuda à carrega-la. Aleluia!

Não devemos reclamar pelo peso da cruz. REclamar é andar para trás, sejamos guerreiros valentes e enfrentemos as circunstâncias  olhando para Jesus. Com ele nós podemos levar a nossa cruz  cantando, porque Deus não nos dá a carga além do que possamos suportar.

Há um hino na Harpa Cristã,  em que uma das estrofes diz:  Não desanimes por ser tua cruz maior que a do teu irmão. A mais pesada levou teu Jesus. Te consola então!

Todo aquele que deseja ser um verdadeiro discípulo de Jesus deve levar a sua cruz.

O segundo quesito é: RENUNCIAR  A  TUDO:  Quando  Jesus  chamou Pedro e André eles  estavam pescando, porém ao ouvirem o chamado de Jesus para ser um discípulo, renunciaram a tudo e seguiram o MESTRE. Tiago e João fizeram a mesma coisa deixaram inclusive o seu pai que com eles consertavam as redes. Ser discípulo exige renúncia, em João 14:33  lemos: “Assim,  pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo  quanto tem, não pode ser meu discípulo.” Essa renúncia  inclui projetos, mordomias,  a si mesmo, inclusive a família se necessário for.

O terceiro  requisito é: PERMANECER NA PALAVRA;  Em João 8:31 diz: “ Se vós permanecerdes na minha Palavra  verdadeiramente  sereis meus discípulos.” Viver  a  Palavra  deve ser a nossa regra de fé e prática, porque ela é vida, é verdade, ela nos santifica.  João 17:17 Jesus diz em oração ao Pai. “Santifica-os na verdade: a  tua Palavra é a verdade.”

O discípulo precisa estar de posse da verdade, ela nos norteia, é a nossa  bússula.  Quem  vive a Palavra, não  peca, porque a Palavra é lâmpada e luz  para o seu  caminho.  Sl.119:105

Quem  permanece  na  Palavra se submete aos  ensinamentos de Jesus. Ser um discípulo do MESTRE Jesus, é  ser  um aprendiz  abençoado que frutifica  para a glória  de Deus.

O quarto e último quesito é  : HUMILDADE, a humildade é um quesito fundamental para todo aquele que quer ser um discípulo. I Pe. 5:5 diz : “...sede todos sujeitos uns aos outros , e  revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas  dá graça  aos  humildes.”

Um discípulo exaltado, verdadeiramente  não é um  discípulo, porque não possui a graça de Deus. Muitas pessoas se ufanam dizendo ser discípulo do  MESTRE, mas dão a impressão que não assistiram a primeira aula que fala  de :  Mansidão e Humildade . Não se humilham diante das situações, nem diante dos pais, dos irmãos,   do seu líder, e  do seu pastor . Essas pessoas estão equivocadas, sem nenhuma  base para ser um  discípulo.

Jesus disse:  Aprendei de mim,  que sou  manso e  humilde de  coração e achareis  descanso  para  as vossas  almas.”  Jo.11:23  Tomar o jugo de Jesus e aprender a  ser  manso e  humilde é algo  fundamental para um  discípulo. A mansidão e a humildade  caminham juntos. Elas são necessárias para aprender e  para  obedecer. O  discípulo sempre está aprendendo e crescendo no Senhor, porque quem é  discípulo não é grande  e quem é grande não é discípulo.

                      DEUS  SEJA  LOUVADO !

                    Rosa Maria Ferreira Cunha

Um comentário: