sexta-feira, 17 de agosto de 2012

UNIDOS NO MESMO PROPÓSITO


               Esta passagem bíblica em (Mc.2: 1-12 ) revela parte do ministério de Jesus contando com o apoio dos fieis que faziam parte daquele abençoado ministério. Onde estava Jesus, havia um interesse comum de participação. Eu sempre ouvi que a união faz a força. Aquele grupo era forte e invencível porque viviam unidos no mesmo propósito.
               Para realizar a obra de Deus é necessário parceria; todos estavam prontos para divulgar, de pessoa para pessoa, aos vizinhos, aos amigos, de forma que a afluência era total. Jesus sempre teve homens e mulheres ao seu lado, simples despidos da vaidade dos títulos, mas que agiam pelo impulso do amor, e o grande desejo de sentirem-se úteis na divulgação da mensagem do Evangelho.
                Jesus se encontrava em uma casa lotada de pessoas ávidas por ouvi-lo; porém quatro amigos estavam empenhados em conduzir um homem paralítico até a presença de Jesus; certamente eles já o haviam informado a respeito das obras que Jesus fazia e dos seus milagres, a ponto do paralítico ficar motivado e desejoso de ir até Jesus. Os quatro amigos tinham o mesmo sentimento, o mesmo propósito, eram homens de fé, eram pessoas especiais. Jesus sempre selecionou pessoas especiais para realizarem a sua obra. Essas pessoas são trabalhadas e aprovadas, pois Jesus sempre foi criterioso e os seus escolhidos são passados na “peneira fina” (seleção ) de forma que eles se tornam uma turma de elite especial e capaz de realizar proezas no nome do Senhor Jesus. Parece fácil, mas não é tão fácil conduzir uma pessoa naquela condição com os parcos recursos que eles dispunham, atravessando a cidade caminhando naquelas ruas precárias. Os quatro foram desafiados a superar inúmeros obstáculos, esforço físico, a multidão, que também é um grande obstáculo, porque vem a crítica, comentários desagradáveis, murmurações, dificuldade de locomoção e por último, portas fechadas, pois o texto diz: ”...que nem ainda nos lugares junto a porta cabiam...”; não sei qual seria a minha ou a sua  reação, porém, para os quatro amigos nada os impediu de levar a cabo o seu objetivo, e sobre tudo  a alegria de ser um canal de bênção para levar alguém a Cristo. O trabalho foi árduo, ousado, mas eles conseguiram colocar aquele homem diante de Jesus. Venceu o desprendimento, a perseverança, o espírito de cooperação e, sobretudo a fé, porque “Sem fé é impossível agradar a Deus.
                O milagre aconteceu porque havia uma atmosfera propícia, a atmosfera da fé. “E Jesus vendo a fé deles...” A fé tomava conta do ambiente, Jesus quer ver a nossa fé para mostrar-nos as suas obras; naquele momento em especial era o momento para os quatro amigos e mais o paralítico; e o milagre aconteceu. Primeiro o perdão  dos seus pecados cujo mal poderia levá-lo a separação total de Deus, depois em resposta aos comentários de alguns infiéis que ali  estavam, ordenou: “Levanta-te, e toma o teu leito e vai para a tua casa”. Todos ficaram maravilhados e disseram: “Nunca tal vimos.”. Hoje a situação não é diferente, muitas pessoas estão sentadas no  “meio fio da vida” esperando alguém que os leve a Jesus. O grande general passa em revista o seu exercito, você e eu fazemos parte dele, e ele conta conosco para darmos prosseguimento a nossa tarefa comissionada por ele; como membros de uma Igreja façamos a nossa parte e como uma comunidade cristã estejamos unidos no mesmo propósito tendo a visão de reino anunciando o Evangelho da Graça.
                                                                                                                         Rosa Maria Cunha.

Um comentário:

  1. Maravilha de reflexão! Realmente a união faz a força! Aqueles homens trabalharam, juntos, unidos e conseguiram um ótimo resultado que foi para a história. A fé foi importante, não importava se a fé era grande ou pequena, o importante era tê-la e deixar o restante com Jesus, mas isso só foi possível devido à demonstração de fé daqueles 4 homens que não se importaram com o que a multidão iria pensar deles, mas testemunharam da sua fé publicamente a ponto de fazer nascer naquele paralítico uma pitada de fé, suficiente para que o milagre aconteça. Aleluia!

    ResponderExcluir