segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O TANQUE DE BETESDA


Lendo em Jo. 5:1-9, o texto fala de um tanque, de ovelhas, enfermos, águas agitadas e um paralíco que foi curado. Aquele tanque chamado BETESDA em hebraico significa MISERICORDIA; me chama atenção a localização do tanque, “próximo a porta das ovelhas”. As ovelhas iriam necessitar sempre daquele tanque de misericórdia e ele estava ali, ao alcance de todos os carentes. Eu vejo  ai o cuidado e a misericórdia de Deus. Hoje nós como cristãos temos o nosso tanque da misericórdia que é a Igreja do Senhor, e elas estão de portas abertas para acolher a todos os necessitados. O homem ao entrar no tanque da misericórdia, inicia ai o seu processo de “ovelização,” ele poderá dizer: quando entrei no tanque, a misericórdia de Deus me alcançou e eu passei a ser ovelha, mansa, humilde, submissa, as minhas feridas foram tratadas, os carrapichos  tirados, a tosquia, quando necessário, o egoísmo também foi tratado. Porque ao passar por esse processo deixamos de olhar só para nós e nossos interesses e passamos a nos preocupar também com o nosso próximo. Deixamos de pedir somente “meu Pai”, “meu Pai”, mas passamos a orar “Pai nosso”. Jesus se dirigiu a um homem enfermo e perguntou: “Queres ficar são”?, a resposta do homem foi a mais triste que já ouvi :”...não tenho homem algum...que me meta no tanque...”. Em outras palavras, não tenho ninguém que me ajude, não tenho amigos, quando as águas são agitadas ninguém me ajuda a descer ao tanque. Quantas pessoas vivem no nosso convívio e enfrentam a mesma situação. É possível que alguém se queixe: estou a algum tempo na igreja e ninguém me vê, ninguém se importa comigo, ninguém se interessa em ser meu irmão. Passamos o culto todo sem nos darmos  a conhecer com a pessoa que está a nossa direita ou a nossa esquerda, em outras palavras chegamos mudos e saímos calados. Precisamos rever nossos valores como verdadeiros cristãos. Nós estamos na Betesda onde corre o rio da Graça de Deus. Os de fora esperam que nós realmente façamos a diferença daqueles que eles já conhecem. Nós somos a Bíblia daqueles que não a tem, a nossa responsabilidade portanto é grande. As pessoas podem não ler os Evangelhos, mas eles lêem a nossa vida e se espelham em nos. Nunca esqueçamos que o melhor hospital que existe para o pecador é o Tanque de Betesda que está localizado “próximo a porta das ovelhas”. A Igreja é a casa da misericórdia e ela existe não para ser uma grande Catedral mas uma simples casa da misericórdia. Vamos movimentar as águas da graça de Deus na nossa Igreja, e quando isso acontecer muitos enfermos do corpo, da alma, do espírito ficarão curados, porque nós estaremos ali para ajudá-los dizendo: Amigo, o que eu posso fazer por você?- Você quer que eu te ajude em oração?- Em que eu posso te ajudar?- Você quer conversar um pouco, eu posso te ouvir. .Nunca iremos ouvir alguém dizer:  ”não tenho homem algum...” Naquele belo dia Jesus passava por ali e depois de um pequeno diálogo disse ao enfermo: “Levanta-te, toma a tua cama e anda.” Esse é Jesus o Filho de Deus, nosso  Salvador que sempre está presente na casa da misericórdia. Aleluia!    
  Rosa Maria Cunha

Um comentário:

  1. Boas palavras, gostei e serei de hoje endiante uma pessoa muito diferente de como era, me esforssarei para ajudar mais o meu proximo.

    ResponderExcluir