domingo, 18 de novembro de 2018

A FIGUEIRA PLANTADA NA VINHA

 São Lucas 13:6-9 “... Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou...

Nesta leitura Jesus profere uma parábola em que um homem planta uma figueira em sua vinha. Mesmo plantada em meio às parreiras, ela cresce e torna-se frondosa, porque ela recebia todos os adubos e nutrientes necessários para se desenvolver e frutificar, mas, a grande decepção foi que ela não deu fruto.
Essa figueira é um símbolo de Israel a quem Jesus dedicou três anos do seu ministério, visando torná-la uma nação judaica frutífera, mas, o resultado foi uma total decepção e rejeição. “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.” Jo. 1:11
Essa figueira também representa a igreja do Senhor, Deus investiu nela e espera que ela dê frutos que glorifiquem o Seu Santo Nome. Nós como igreja, temos tudo para frutificar, temos a Palavra e o Espírito Santo que permanece conosco e em nós.
A esterilidade é um mal que precisamos combater, os seus sintomas são visíveis como: o comodismo, a permanência na nossa zona de conforto, o descaso ao “IDE” do Senhor, a não perseverança em nossos propósitos etc. Temos em Jesus um grande exemplo, Ele trabalhou duramente na carpintaria de seu pai, e apesar da dureza do trabalho, perseverou, porque havia um propósito na Sua vida. Sejamos perseverantes nos nossos propósitos, porque todo projeto no reino de Deus enfrenta provas e oposições. Sabendo disso, vamos perseverar até alcançarmos o nosso objetivo.
Além de não dar frutos, o problema da figueira era manter a aparência de tê-los. Mesmo não sendo época dos figos, ela aparentava tê-los. Quando as figueiras ficavam frondosas era exatamente porque tinham os frutos, ela, entretanto, não os tinha.
Jesus não está interessado na aparência, na beleza exterior, Ele quer ver frutos em nós.
Uma igreja, ou um cristão que não produz frutos se torna irrelevante para o mundo. Jesus disse: Dai-lhes vós de comer. Se não temos nada para oferecer, a nossa vida se torna sem propósito. 
Na outra parábola da figueira que secou desde a raiz, isso aconteceu exatamente porque a sua vida não tinha mais razão de existir.
A decisão do dono da figueira que ao procurar frutos nela por três anos não encontrou, foi radical: Corta-a! O vinhateiro intercedeu dizendo: Deixa-a por mais um ano. É exatamente isso que o Espírito Santo faz por nós, Ele intercede com gemidos inexprimíveis. O prazo foi concedido: Um ano mais!
Hoje, muitos cristãos estão vivendo nesse prazo, o ano da longanimidade de Deus. Jesus disse: Eu sou a videira verdadeira, vós os ramos, ou galhos. Se observarmos bem, os frutos não estão nos troncos das árvores, (com raras exceções) mas nos ramos. Os nossos frutos devem ser dignos de arrependimento, ou seja, dignos do investimento que Jesus fez por nós.
Não sejamos como aquela figueira linda plantada na vinha, mas que não dava frutos, ou como aquela frondosa e atraente à beira do caminho, mas, que de igual modo era estéril. Elas ilustram aquela pessoa que tem aparência de cristã, mas não é, fala como cristã, mas não é, canta e ora como cristã, mas não é cristã. Como está escrito “nem todo que diz: Senhor! Senhor! entrará no reino dos céus”. Se nos aproximarmos dela, e a observarmos, veremos que nada tem, não tem frutos, é só aparência.
Nesta Dispensação, o Espírito Santo está torcendo e intercedendo por nós, e dando-nos ainda suporte para que frutifiquemos. “Não foste vós que escolhestes a mim, mas eu vos escolhi e vos nomeei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça.” Jo.15:16
Deus nos está dando uma nova chance, vamos aproveitá-la! Deus seja louvado!

Pra. Rosa Maria Ferreira Cunha





Um comentário: