domingo, 18 de novembro de 2018

REFLEXÃO: O CARÁTER APROVADO



"Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas"; Pr.22:1a.


Muito se tem ouvido, lido e visto nos canais de TV, a respeito de cristãos envolvidos em negócios escusos, atitudes e comportamentos incorretos. A sociedade critica, porque ela sabe que tais procedimentos não condizem com um verdadeiro crente, servo de Deus.

O versículo que usei no início tem muito a ver com o nosso caráter. Ao darmos o nosso primeiro passo para Jesus, o fazemos trazendo conosco uma carga pesada, bagagem valiosa para nos, mas que não se molda aos principios biblicos, dentre outras coisas, o nosso caráter. Ele precisa ser trabalhado e tratado porque é formado por um conjunto de hábitos adquiridos e desenvolvidos ao longo do tempo, e que influenciam na nossa vida.
A Bíblia nos da referencias de homens cujo caráter é identificado de formas diversas. Jacó teve falhas em seu caráter: enganou o irmão, o pai, o sogro e somente quando teve o encontro com o anjo, e foi tocado por ele no Vale de Jaboque, que a sua vida mudou, daí passamos a ver um novo homem com decisões e atitudes que demonstravam um caráter aprimorado. A Bíblia nos fala também do Apóstolo Paulo, cujo caráter era digno de ser imitado, ele disse: Sede meus imitadores, como também sou de Cristo. I Co.11:1.
Ao caráter acompanha a reputação, que é o que as pessoas dizem, testemunham a nosso respeito. 
Mais vale um bom nome... Ha pessoas que por motivos vários ficam com seus nomes "sujos", porem o caráter delas, não as deixam tranquilas e elas buscam formas e maneiras para limparem os seus nomes, isso é louvável. Alguém ganha um prêmio, e ao ser interrogado de como vai aplicar o dinheiro responde: Vou primeiro pagar umas dívidas! Essa atitude revela o caráter que essa pessoa tem. O crente nascido de novo, deve zelar por isso e manter-se nivelado com a Palavra de Deus que diz: A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros. Rm.13:8 As nossas atitudes, boas ou más, os nossos valores, revelam o nosso caráter e falam a respeito de nós; por isso é preciso vigiar, porque não basta fazer o certo com uma motivação errada.
Na Bíblia temos o exemplo de dois homens, sendo um, o oposto do outro, Sansão e José. O primeiro, mesmo tendo um compromisso com Deus como nazireu, não valorizou o seu chamado, enquanto o outro, José, em tudo foi aprovado como um homem cujo caráter glorificava a Deus. O seu caráter falou mais alto.
As riquezas estão por aí, as oportunidades e as tentações também, mas o nosso bom caráter deve ser a nossa cerca de proteção que revela o nosso "bom nome". O mundo sabe fazer a diferença entre aquele que serve a Deus, e aquele que não serve, quanto a isso até os demônios nos conhecem, nos respeitam e dão referencia de nos. Quando os filhos de Ceva invocavam o nome de Jesus na libertação de pessoas possuídas por espíritos imundos, o próprio Maligno disse: Conheço a Jesus e sei quem e Paulo; mas vós quem sois? 
Vivamos de tal maneira que o nosso procedimento nos permita olhar nos olhos de Jesus. Deus seja louvado!

Pra. Rosa Maria Ferreira Cunha 






2 comentários:

  1. Linda reflexão estou aprendendo muito. Cada uma que eu medito. Obrigada meu Deus. .Deus seja louvado pra todo sempre...

    ResponderExcluir