A HISTÓRICA CIDADE DE NINIVE

A HISTÓRICA CIDADE DE NÍNIVE

Visitamos o que resta da cidade mais antiga mencionada em Gênesis 10:8-11:

"8 E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra.9"

"9 E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor."

"10 E o princípio de seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar."
"11 Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá”.
Nínive estava localizada na planície perto da confluência do rio Tigre e Khosr com uma área de 1800 acres circunscrita por uma muralha de tijolos de 12 quilômetros. Esse espaço extensivo inteiro é hoje uma imensa área de ruínas sobreposta em partes pelos novos subúrbios da cidade de Mossul.
Nínive era uma junção importante para as rotas comerciais cruzando o Tigre. Ocupando uma posição central na grande estrada entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Índico, assim unindo o Oriente e o Ocidente, recebia a riqueza que fluía de várias fontes, tornando-se logo uma das maiores cidades da região..
Apesar do Livro de Reis e o Livro de Crônicas falarem bastante sobre o Império Assírio, Nínive não é notada até os dias de Jonas, quando é descrita (Jonas 3:3; 4:11) como uma “cidade excessivamente grande com três dias de jornada”, provavelmente em circuito. Isso daria uma circunferência de aproximadamente 100 quilômetros. É também possível que se tomasse três dias para cobrir todas as proximidades andando, o que iria estar de acordo com o tamanho da Antiga Nínive.
O livro de Jonas retrata Nínive como uma cidade cruel merecedora da destruição. Deus manda Jonas para profetizar contra a cidade, e os ninivitas se arrependem. Como resultado, Deus poupa a cidade; quando Jonas protesta contra isso, Deus afirma que ele está demonstrando piedade pela população que ignora a diferença entre o certo e o errado.
Nínive era a florescente capital do império Assírio (2Reis 19:36); e foi, ostensivamente, a casa do Rei Senaqueribe, Rei da Assíria, durante o reinado bíblico do rei Ezequias e da carreira profética de Isaías. De acordo com as escrituras, Nínive foi também o lugar onde Senaqueribe morreu nas mãos de seus dois filhos, após derrota de seu numeroso exercito (segundo a bíblia por apenas um anjo enviado por Deus (2Cr 32:21) seus filhos fugiram para a terra de Ararate..
O profeta Naúm chama a esta cidade, a cidade de sangue, 3. 1, não só por causa das guerras que havia tido com as nações vizinhas durante alguns séculos, como também pelas crueldades praticadas com os povos vencidos. Asurnasirpal, por exemplo, estava acostumado, depois da vitória a cortar as mãos e os pés, os narizes e as orelhas, a tirar os olhos aos nativos e a fazer pirâmides com as cabeças humanas, além de serem mestres na arte de "empalar". Arrancava a pele dos varões estirava e prendia nas muralhas da cidade.
Jonas é comissionado pelo Deus de Israel, segundo a Bíblia, para ir a Nínive, capital da Assíria. A sua missão era admoestar (censurar) os assírios que devido a sua crueldade (segundo a moral israelita) e ao muito derramamento de sangue, iriam sofrer a ira divina caso não se arrependessem dentro de quarenta 





















Um comentário:

  1. É muito gratificante as histórias dos países do Oriente Médio, é algo que meche com o sentimento de qualquer pessoa independente da sua crença.

    ResponderExcluir