quinta-feira, 4 de março de 2021

CULTIVANDO AMIZADES


Abramos nossas Bíblias e leiamos no livro de Rute:1:8,9,16 “ Disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo. O Senhor vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas,  porém, choraram em alta voz. Disse, porém, Rute. Não me instes para que te deixe e me obrigue em não seguir-te; porque, onde quer que fores, irei eu, e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”.

                 Quando lemos o livro de Rute nos deparamos com essa bela história, e ficamos maravilhados ao ver o amor e o companheirismo que unia Noemi e suas noras Rute e Ofra. Três mulheres sofridas, que passaram juntas por uma  grande tragédia, porém, o sofrimento as uniu muito mais. Noemi, completamente só pois havia perdido o esposo e os filhos e estava longe de sua terra e seus ente queridos. As noras, Rute e Ofra perderam os seus esposos, porém, estavam em meio ao seu povo, em Moabe. Morando com a sogra, essas mulheres se fecharam com a sua dor e o amor que as unia.

Em Pv.17:17, lemos: “Em todo o tempo ama o amigo e na angústia se faz irmão”. Pensar que em nossos dias o mundo vive uma tremenda crise, a falta de amor, e é o amor o principal ingrediente para que haja paz  e união. Certamente Noemi lembrava do momento em que partira de sua terra Belém de Judá com seu esposo e filhos, em busca de um lugar que pudessem viver, pois havia fome na sua terra. Chegaram à Moabe cheios de sonhos, porém a fatalidade havia interrompido parte daqueles sonhos, ficando só, apenas com suas duas noras moabitas.

“Em todo o tempo ama o amigo e na angústia se faz irmão”. Certa vez passava por uma rua, e vi escrito frente a uma igreja:

“Semeamos amor, para colher vidas”! A semeadura é importante para aquilo que queremos colher. Como cristãos, precisamos semear o amor, para podermos alcançar o coração das pessoas  que queremos ganha-las para Jesus, como : crianças abandonadas, moradores de rua, viciados, meninas que perderam a infância etc.

Que exemplo de família nos dá Noemi, e suas noras, essa união era aprovada por Deus porque, Deus vê “além da curva “, enquanto nós, só temos a capacidade de ver “ até à curva “. Deus tinha um propósito em meio a tudo isso. Certa vez eu li: Em tudo Deus tem um propósito, e para tudo ele tem uma saída.

Chegou o momento em que a matriarca teria que tomar uma decisão, a mais dolorosa,  seria, separar-se das noras e voltar para o seu povo. Houve choro e lamento. Ofra beijou a sogra e voltou para a sua família e seu povo. Em seguida veio a surpreendente revelação de Rute: “Não me instes para que te deixe e me obrigues a não seguir-te; porque, onde quer que fores, irei eu, e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o  teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.” Rute preferiu seguir com Noemi , lutar juntas e juntas desfrutar das vitórias.

Jesus disse certa vez: “ Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo que ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”. Jo.15:15 O amigo, ama, protege, cuida. Isso nos lembra da amizade que havia entre David e Jonatas. Não havia segredo entre eles, mas uma perfeita harmonia. O amor precisa ser cultivado, em uma família nunca deve faltar o amor, seja ela biológica ou espiritual. Pais e filhos e vice-versa devem se respeitar e amar. No trabalho ou na comunidade cristã,  essa amizade precisa fluir, mesmo havendo personalidades diferentes, o amor nos nivela, porque e é o amor que nos faz parecidos com Jesus. A amizade nada mais é, que  uma troca de amor. Na Bíblia existe uma passagem que é uma das mais tristes, fala da resposta de um homem para Jesus. Jesus passava pelo Tanque de Bethesda e ali havia um homem que há 38 anos sofria de um mal. Pergintou-lhe Jesus: Queres ficar são? Ao que o enfermo respondeu: Senhor, não tenho homem algum que me meta no tanque quando a água é agitada.

Que triste! Ele queria dizer: Não tenho amigos, não tenho ninguém, eu estou só!

Cultivar amizades, não é difícil, muitas vezes elas estão perto de nós, ao nosso alcance, até as tocamos, e não as sentimos porque não as tocamos com o coração.

As amizades, assim como as flores precisam ser semeadas, cuidadas, regadas; e assim como as flores produzirão beleza, perfume e alegria. As amizades são verdadeiras quando  um, tem a senha do outro, para acessar o seu interior. Você olha o amigo e nota algo e pergunta: Está tudo bem amigo? Em que te posso ajudar? Você quer que eu ore por você?

A amizade de Noemi e Rute era fantástica, Rute ouvia os conselhos e a sabedoria de Noemi, e Deus as abençoava e supria todas as suas necessidades. Noemi orientou-a a  casar-se com Boaz, e dessa união nasceu Obede que foi pai de Jessé, que foi avô de David. Há amigo mais chegado que um irmão diz a Palavra de Deus.

Cultivemos amizades, e que Deus seja louvado! 

Missionária Rosa Maria F. Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário