domingo, 18 de novembro de 2018

ELE PERMANECE FIEL


     Eis a história de Noé. "Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.  A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra". Gn.6:9-12


Estava meditando, após ler algo a respeito de Noé, filho de Lameque, neto de Matusalém, bisneto de Enoque e tataraneto de Jarede. Que genealogia abençoada formada por homens que se destacavam pela fidelidade a Deus.  Uma geração totalmente comprometida e amiga de Deus.  
A Bíblia diz que, ainda que sejamos infiéis, Ele permanece fiel. Vemos e ouvimos nos periódicos ou nos informes televisivos os diversos tipos de infidelidade: ao cônjuge, aos pais, aos amigos e também aos patrões, e observamos que as consequências são cruéis.
A infidelidade a Deus também têm consequências graves e até fatais. Poderíamos citar algumas, mas queremos nomear um exemplo positivo. O exemplo de Noé, cujo nome tem o significado, “Consolação”. Ele teve um lar que o motivou e forjou o seu caráter de forma extraordinária, ele era um homem justo e íntegro, ou seja, correto e sincero. (Gn.6:9ª). Essas qualidades o levaram a uma sábia  opção de vida: Andar com Deus! (Gn.6:9b)
Ao lermos a respeito dessa escolha de viver a vida, podemos pensar: Naquele tempo a vida era diferente dos tempos agitados que vivemos hoje ,  na verdade,  se continuamos na leitura do livro de Genesis vamos ver que a sociedade da época era corrupta e violenta (Gn.6:11,12), logo, não tão diferente da que  vivemos hoje, em nossos dias. 
Andar com Deus, viver em parceria com Deus, independe da situação reinante na nossa cidade ou país, é uma opção de vida, é uma questão de se propor a ser fiel a Ele e andar na Sua presença , em santidade,  ao seu lado em comunhão e após Ele, em obediência. Foi assim que fez Daniel na Babilônia e muitos outros. 
A raça humana se distanciou tanto dos princípios sagrados, aos olhos de Deus; a maldade havia se multiplicado e todos os desígnios do coração deles eram continuamente maus, que com pesar no coração, Deus se arrependeu de haver feito o homem. (Gn,6:6) Podemos dizer que a criação do homem naquele momento foi a grande decepção de Deus, decepção total, que o constrangeu a tal ponto de dizer ao seu amigo Noé: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. (Gn.6:7). Aí vem a pergunta: mas, os justos perecerão com os injustos? Pagarão o mesmo preço? De forma alguma, Deus estabeleceu a sua aliança com Noé, porque ele havia achado graça diante do Senhor. (Gn.6:8).
Deus manifestou os Seus favores ao amigo, visando a preservação da vida, da família, porque Ele tem  um carinho especial pela família. Ordenou a construção da arca, tipo de madeira, dimensão, compartimentos, etc. Noé obedeceu em tudo o que Deus falou e ordenou. O segredo da vitória está na obediência a todos os parâmetros de Deus. Ainda que aos nossos olhos pareça uma loucura, a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria do homem. Noé mais uma vez obedeceu, Aleluia!
Muitos pais andam queixosos e tristes pela forma como anda a família, filhos agressivos, falta de submissão aos princípios familiares, separações dos cônjuges, uma completa destruição. Quero dizer-lhes que é tempo de concertos, Deus cobra isso de nós. É a questão de perguntar: Como estou conduzindo a minha família? Estou dizendo como muitos: Faça o que te digo e não faça o que eu faço? O exemplo vale mais que mil palavras persuasivas. Ando com Deus? Sou fiel amigo de Deus como Noé? Como podemos cobrar da nossa família o que não vivemos? Para que a bênção chegue à nossa casa e aos nossos filhos, precisa passar antes por nós, chefes de família.
Finalmente, chegou o dia “D”, Deus disse: entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta  geração. (Gn.7:1) A ordenança de Deus começa com o pai e a mãe, e depois os filhos. Deus sempre está disposto a escrever uma nova história de vida para nós, e essa história está atrelada em especial à família, história de salvação e libertação para nós e a nossa casa. Aleluia!
A fidelidade de Deus é imensurável! Estando Noé, a sua esposa, seus filhos e as esposas de seus filhos na arca, para segurança da família, Deus mesmo fechou a porta da arca. (Gn.7:16b)
Não foi um Cruzeiro brilhante, porque mesmo Deus estando com eles, as dificuldades e incomodidades foram grandes. Alguns pensam por serem cristãos não sofrerão crises, não sofrerão acidentes, não ficarão desempregados, isso é um tremendo equívoco. “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, está escrito. Já pensaram em um grupo de animais gritando: papagaio, maritaca, araras, cabra, boi mugindo? E o cuidado com a embarcação, o enjoo pelo mover das ondas, o grito das pessoas querendo ser salvas?
O cristão só vence se Jesus estiver com ele. Com Jesus a vida se torna mais leve e os problemas mais fáceis de resolver.  Em Gn.8:1, vemos que na hora de Deus tudo se resolve, e Deus lembrou-se de Noé e sua família, Ele não esquece de nós, não há cogitação para que isso aconteça, porque nós estamos registrados na sua memória eterna. A arca pousou no monte Ararat , e a ordem foi dada: Sai da arca! Depois de longos dias pisaram em terra seca, imagino que um pouco tontos, mas felizes!
Fico maravilhada da atitude de Noé como chefe de família, a primeira coisa que ele fez foi edificar um altar e ali ofereceu holocaustos ao Senhor. (Gn.8:20) Que belo exemplo,  no lar que existe um altar (altar da oração) ainda que as lutas venham, teremos forças para resisti-las. Aquele era o altar da gratidão, dizem que a gratidão é a memória do coração. Noé tinha muito a agradecer ao seu Amigo. O Salmista Davi também se fez uma pergunta diante de tudo que Deus lhe havia feito. “Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?” 


Podemos concluir que o resultado de uma vida piedosa, move o coração de Deus. Deus decidiu: Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. (Gn8:22) Que lindo exemplo nos dá Noé,  homem de fé e que fez a diferença na sociedade da sua época, e essa semeadura  redundou na colheita preciosa que foi a salvação da sua família. Deus seja louvado!
Pra. Rosa Maria Ferreira Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário