domingo, 18 de novembro de 2018

INTERAGINDO COM OS PROFETAS


I
“Com efeito grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso estamos alegres”. Sl.126:3
Ainda que tenha lido inúmeras vezes o versículo acima citado, eu jamais pude imaginar a abrangência da expressão:"grandes coisas". Minha mente não conseguia imaginar o que era realmente grandeza.
O versículo tratava do cântico de ações de graças pela volta do cativeiro, era bom demais e para eles parecia um sonho.
A um ano recebemos como presente de uma amiga, uma viagem a Israel. Esse era um dos meus grandes sonhos. Ao aterrizarmos em Israel fiquei como quem sonha, de repente eu me via pisando nas ruas de Jerusalém, contemplando aqueles muros que são como testemunhas mudas dos fortes acontecimentos ali ocorridos. Não, eu não estava sonhando, eu estava diante da bela Jerusalém, a capital espiritual de todo judeu, ainda que para o mundo é Tela Vive.
Meus olhos se detinham em cada lugar, cada esquina, e cantarolava a canção: "Jerusalen, ciudad de los profetas", do cantor chileno, Hugo Riquelme. Minha mente recordava as profecias e tinha a sensação de ouvir os profetas repetirem aquilo que muitas vezes li, e agora os meus olhos contemplavam. Pensei, vou interagir com alguns profetas e me imaginei falando com o profeta Oseias. Repita-me, profeta Oseias o que que o sr. falou no cap.14:5 do seu livro? Ele me respondeu: "Serei para Israel como o orvalho, ele florescerá como o lírio, e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano". Pensei na importância do orvalho no deserto, os benefícios que ele traz, umedecendo a terra seca, adubando-a e fertilizando-a para o florescimento. A Palavra de Deus é viva e eficaz, eu vi o deserto florescido, vi flores amarelas, vermelhas, lilás e brancas, a perder de vista. Gritava dentro de mim: Profeta Oseias! Floresceu, o deserto floresceu!
Cada instante secava os olhos, porque as lágrimas não me deixavam em paz, e sussurrava:Obrigada, SENHOR!
Os cachos de banana não tinham pintas escuras, eram amarelo ouro, as romãs e as laranjas, lindas e enormes como jamais havia visto. Pensei no profeta Isaías. Profeta Isaías! O que foi mesmo que o sr. escreveu no cap.43:19-21? Ele me respondeu:" Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. Os animais do campo me glorificarão, os chacais e os filhotes de avestruzes; porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido, ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor". Quando Deus fala, ele cumpre, porque não há engano na sua boca. Israel é um milagre de Deus que a cada dia vê cumpridas as profecias, que o tornam como um relógio a marcar aceleradamente a volta de Cristo Jesus. Esse é o anelo da Igreja, o Israel espiritual, que tem um olho em Israel e o outro nas profecias. Lembrei-me também de Davi. Rei Davi, o que o sr, escreveu no seu canto de romagem em Sl.122:3-6? Ele me respondeu: Foi o seguinte: "Jerusalém, que estás construída como cidade compacta, para onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, como convém a Israel, para renderem graças ao nome do SENHOR. Lá estão os tronos de justiça, os tronos da casa de Davi. Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam". Glória a Deus! Eu estou sob essa promessa!
Concluo essa breve meditação recordando aquele hino de louvor escrito pelo profeta Isaías 12:5,6: "Cantai louvores ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti". Deus seja louvado!
 Pra. Rosa Maria Ferreira Cunha



Nenhum comentário:

Postar um comentário