domingo, 13 de setembro de 2020

A PAZ SEJA CONVOSCO!

Estas foram as primeiras palavras ditas por Jesus após a ressurreição ao se apresentar em meio aos seus discípulos.

 A Paz é um bem que todo ser humano anseia, há países em que os cristãos sofrem perseguição, são tolhidos da liberdade, outros estão em guerra, e outros castigam com a morte as pessoas.

O mundo clama: Queremos Paz!

Jesus falou:  Slalom em hebraico, essa palavra tem seis significados que são: Paz, Alegria, Felicidade, Saúde, Prosperidade e Plenitude.

Paz: O Senhor nos dá justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Alegria: Jesus nos dá a alegria da nossa salvação e nos ordena óleo de gozo por tristeza, vestido de louvor por espírito angustiado. Is.61:3ª

Felicidade: Porque o Senhor nos dá felicidade, todo aquele que tem um encontro com Deus é feliz.

Saúde: O Senhor já levou sobre si as nossas dores e enfermidades, pelas suas pisaduras fomos sarados. Aleluia!

Prosperidade: O Senhor nos faz prosperar a cada dia, porque as suas bênçãos nos enriquecem. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento. (ICo.1:5)

Plenitude: Através do seu Espírito nós somos plenos. ”E conhecereis o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus”.

Após o acontecimento da morte de Jesus, os discípulos ficaram um pouco desorientados, dois deles saíram em caminhada à Aldeia de Emaús, não havia tranquilidade porque eles não lembravam que Jesus havia dito que ressuscitaria ao terceiro dia. Pedro também voltou à pescaria, ele disse: Eu vou pescar!

Outros discípulos disseram, nós vamos contigo. Havia uma grande tristeza, não sabiam ao certo o que deveriam fazer.

Quando Jesus se apresentou aos 11 discípulos, eles se assustaram porque julgavam ver um espírito. Jesus naquele momento veio restabelecer a Paz, ele trazia uma mensagem de Paz, e os saudou: Paz seja Convosco! Era a paz que eles, por esquecerem-se das profecias que falavam a respeito da morte e ressurreição de Jesus, não estavam tendo naquele momento. A Paz ameniza a dor e o sofrimento, ela traz equilíbrio, ela nos faz cantar, sorrir e amar.

 Conta-se que em uma cidade havia um concurso para pintores em telas, o que melhor representasse na sua tela, a PAZ, receberia um cobiçado prêmio.  Alistaram-se os candidatos: O primeiro pintou representando a Paz, um belíssimo pôr do sol. O segundo pintou um campo com belas flores. O terceiro pintou uma extensa praia onde lindas garças caminhando. O quarto que foi o vencedor, pintou uma ilha sendo açoitada por uma tremenda tempestade, o vento levantava ondas e as árvores eram fortemente embaladas pelo vento. Em uma das árvores ele pintou um ninho e um passarinho cantando na beira do ninho. Para aquele pintor ter Paz, era poder cantar em meio à tempestade. A Paz deve prevalecer em meio às lutas, problemas, ao quadro desolador de uma enfermidade, ou sofrendo perseguição. A Paz e o Amor de Deus devem estar arraigados em nós.

 Jesus disse: Deixo-vos a Paz, a minha Paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (Jo:14:27)

Existe a Paz dada por Deus e a paz do mundo. A do mundo é fictícia, passageira e decepcionante. Jesus é o Príncipe da Paz, se ele vive em nós, temos Paz mesmo que estejamos na guerra, porque a paz não é determinada pelo que está acontecendo ao nosso redor, mas pelo que está acontecendo dentro de nós. Sejamos mensageiros e portadores da Paz para este mundo conturbado e sem esperança. Onde há instabilidade e desilusão, digamos: A Paz do Senhor!

                 Deus seja louvado!

Rosa Maria Ferreira Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário