quarta-feira, 19 de junho de 2019

ALTARES DERRIBADOS


ALTARES DERRIBADOS

Deitareis abaixo os seus altares, e despedaçareis as suas colunas, e os seus postes-ídolos queimareis, e despedaçareis as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar.” Dt.12:3

Estes são estatutos dados por Deus, que tratam sobre idolatria,  que sempre foi, e será, abominação ao Senhor. Idolatria, é tudo que ocupa o lugar de Deus na nossa vida. Deus sempre tomou atitudes drásticas, e até mesmo radicais com respeito a ela, e se expressava da seguinte maneira: derribar, despedaçar, queimar, etc. Está escrito: “Não terás outros deuses diante de mim.” Ex.20:3
A idolatria é condenada por Deus em todas as suas formas. Várias coisas ou objetos podem se tornar um ídolo, que será punido duramente segundo a Palavra, e suas consequências serão sempre: morte, miséria, pestilência, e triunfo do inimigo sobre a pessoa ou lugar.
Esta verdade é dura de falar ou citar, porém, olhando para as nações quanto ao desenvolvimento social e econômico, chegamos a conclusão que as mais prósperas e abençoadas são as de procedência ou base cristãs. Tudo isso em resposta ao compromisso de Deus para conosco como pessoa, ou povo. “Se ouvirdes a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar os seus mandamentos que te ordenou hoje, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra”. Dt.28:1,2,14
Deus é fiel para cumprir e confirmar todas as suas promessas feitas a nós e à nossa casa, e à nossa Nação. Falando em nação, as mais sofridas são exatamente aquelas que fazem uso de tudo aquilo que Deus condena.
A idolatria desloca Deus do seu lugar na nossa vida, ou de um povo. Muitos países lutam e gemem diante da violência, da fome, e da miséria; a desobediência aos preceitos e estatutos de Deus podem gerar consequências sumamente desagradáveis..
Deus espera ser adorado e cultuado porque ele é o Deus Jeová, que merece toda honra,  glória e louvor.
Muitos estão desviando e criando ídolos ou deuses estranhos na pessoa de homens lendários, e os cultuam e carregam nos bonés, camisetas e outros objetos, alguns deles já mortos, cujos restos mortais permanecem na tumba. Essa também é uma forma de idolatria, e por eles algumas pessoas chegam a brigar,  matar, ou morrer.
A Bíblia é taxativa: “Se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus... então sobre ti virão todas estas maldições e te alcançarão.” Dt.28:15,16-18. A idolatria é um desvio espiritual do homem, ao verdadeiro Deus, por desconhecimento da sua Palavra. Como cristãos e como igreja, cabe a nós erradica-la  através da pregação do evangelho que é o “Poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.”Rm.1:16b
Existe ídolos para todos os gostos, para o gosto do pai, o gosto da mãe , e  dos filhos etc
Há pouco tempo o Brasil esportivo ficou chocado porque seus “altares “, ou seu conceito no mundo, tinham sido derribados, (7X1), seus ídolos quebrados, trazendo vergonha e humilhação e não somente isso,  surgiu a “caça aos culpados”, “cabeças  rolando”, críticas e revolta.
Em uma  outra oportunidade vi um certo apresentador de televisão, conduzindo uma caixinha, com algo, dizendo ele, para dar uma “forcinha” aos atletas. Todos foram humilhados, porque Deus abomina todas essas práticas, Ele não divide a Sua glória com ninguém. Paulo escrevendo aos coríntios diz: “Amados... fugi da idolatria!” I Co. 10:14
Deus busca verdadeiros adoradores, não simples religiosos, ele não tem compromisso com um povo ou nação simplesmente religiosa, nem compromisso com crentes religiosos,  que são aqueles que professam o nome de Deus, mas não se rendem integralmente a Ele e a Sua Palavra. A Bíblia é clara quando diz: “O Senhor está convosco enquanto vós estais com Ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes,  vos deixará.” II Cr.15:2
Temos exemplos na Bíblia de homens que tomaram decisões importantes, como Jacó, que disse à sua família: “Tirai os deuses estranhos que há no meio de vós e purificai-vos; e mudai as vossas vestes.” Gn. 35:2
Atitude louvável de Jacó como chefe de família:
Tirai os deuses estranhos”, em outras palavras seria,  remover do lar tudo que é ofensivo a Deus, para receber uma renovação espiritual.
Purificai-vos”, fala de um comprometimento de viver em santidade, para agradar a Deus.
“Mudai as vossas vestes”, seria despir-se de tudo que venha provocar o arrefecimento da fé, desobediência aos planos divinos, renovando assim, os seus votos a Deus com temor e tremor.
Fala-se  muito em quebra de maldição. A maior quebra de maldição,  é a destruição dos ídolos que ainda permanecem na nossa vida. Eles estão escondidos, até camuflados como: O amor desmedido ao dinheiro, trabalho compulsivo, não sobrando tempo para Deus, busca insistente pela glória efêmera do mundo etc.
Muitos cristãos ainda estão presos à relíquias do passado e  que se transformaram  em ídolos, a ordem de Deus è: DESTRUIR
A idolatria é uma brecha por onde o nosso adversário, o diabo,  penetra para saquear os nossos valores. Devemos derribar as suas fortalezas e não esquecer,  de amuralhar o nosso território, como fez o rei Asa. “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” I Jo. 5:21
Deus seja louvado!     
                     Miss. Rosa Maria Ferreira Cunha


Nenhum comentário:

Postar um comentário