segunda-feira, 7 de outubro de 2019

VIAJANDO NA MARIA FUMAÇA!


 Era muito gostoso viajar de trem. Como eu gostaria que ainda hoje na minha terra, Belém, voltasse esse meio de transporte. Lembro quando íamos com minha vó professora Joaquina Costa para Apeú-Pará. Era uma emoção viajar de trem, esperávamos com ansiedade viajar na famosa Maria Fumaça. Na véspera da viagem não dormíamos, na expectativa da hora da viagem. Minha avó dizia: Vamos com roupas bem simples, porque acontece de sair faíscas da máquina do trem, que queimam a roupa (pequenos furos). Fazíamos como a vovó dizia.
O apito do trem era emocionante, dava um frio na barriga, aquele barulho tradicional ( café com pão, bolacha não, café com pão, bolacha não, café com pão, bolacha não ), era assim que entendíamos o barulho da marcha do trem, era delicioso. Minha vó comprava na quitanda perto da sua casa, deliciosas frutas, como: uxí, umarí para nós comermos na viagem. Nem bem a Maria Fumaça saía, e nós já estávamos pensando em comer as frutas. Só a viagem era uma festa. Minha vó ia nos falando dos prédios e instituições por onde passávamos e dizia aqui funciona ou funcionou tal coisa, este é o famoso Colégio Lauro Sodré, e assim ia nos informando a viagem toda. Minha vó era professora normalista, trabalhava no Grupo escolar Doutor Freitas e também dava aula particular, era muito conceituada e amada. São "recuerdos inolvidables" daquele tempo, que me deixou muitas saudades. Tenho gratidão pelas pessoas que me ajudaram no meu crescimento e formação, como minhas avós e meus pais Alguém escreveu que a gratidão é a memória do coração. Meu coração não esquece. Me agradaria muito passar essas experiências aos meus netos, mas o mundo modificou, eles viverão outras experiências e também agradáveis, que por certo não esquecerão.
Missionária Rosa Maria Ferreira Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário