sexta-feira, 26 de abril de 2019

FOGE POR TUA VIDA


FOGE POR TUA VIDA
Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.” Gn.19:17
Após uma escolha desastrosa, Ló se encontra em uma situação difícil porque os homens de Sodoma, onde estava morando, “eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR”. Gn.13:13
A Bíblia diz que o pecado de Sodoma e Gomorra “clamava aos céus”, mas em meio àquela geração má e perversa que habitava em Sodoma, havia uma família temente a Deus, a família de Ló, que mesmo fazendo uma escolha equivocada, manteve a sua fé e confiança no Deus de seus pais.
Precisamos manter o nosso compromisso com Deus, mesmo convivendo numa sociedade corrompida, porque como cristãos temos um pertencimento especial, um Deus zeloso que exige santificação em toda a nossa maneira de viver.
Deus sabe fazer a diferença entre o justo e o pecador, o joio e o trigo, o santo e o profano, dessa forma usaram seus anjos para levarem a mensagem de última hora a Ló, em Sodoma.
O pecado cega o homem, tanto que, os homens de Sodoma não souberam distinguir os anjos de Deus dos homens comuns e tentaram invadir a casa de Ló, e abusar dos anjos.
No versículo base desta mensagem encontramos seis (6) verbos importantes para que a família de Ló tivesse livramento.
Os verbos são: Livrar, Salvar, Olhar, Parar, Fugir, e Perecer. Começaremos com o
Primeiro verbo: LIVRAR,
a Mensagem diz: “Livra-te” : É evidente que Deus nos livra, e o salmista diz: “Ele te livrará do laço do passarinheiro”. Sl.91:3, mas neste texto o SENHOR ordena a Ló que tome uma posição, que tome a iniciativa, “livra-te”. Não podemos nos omitir do dever de vigiar, escapar do mal que vem contra nós para nos ferir. A Bíblia fala que o diabo, nosso adversário, anda em derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar. (I Pe.5:8) Se é assim, livremo-nos, e não demos chance para que ele nos alcance. Aquilo que nos faz mal, que nos afasta dos princípios bíblicos, precisam ser descartados. Deus nos quer ver livres!
O segundo verbo foi: SALVAR.
 Salva a tua vida”= A vida é o bem mais precioso que Deus nos deu, precisamos preserva-la, nenhuma situação adversa deve impedir-nos de protege-la. Tudo que tem princípio, tem fim, então a luta e a prova que passamos na vida também vai passar.
Nunca pensar em impedir o curso da nossa vida. O anjo disse a Ló: “Salva a tua vida”, ela é uma dádiva de Deus, Ele é o dono da vida, um dia ele vai requerer e nós teremos que devolve-la.
Intentar contra a vida? Suicídio? Não! Suicídio não é solução para os nossos problemas e dores, porque após está vida, há outra vida, e essa é eterna. Quando estamos doentes buscamos médicos em busca de prolongar a vida e torna-la saudável, isso é correto.
Salve a sua vida, busque ajuda de um profissional, e acima de tudo, exercite a sua fé, busque a presença de Deus, Jesus tem a completa vitória para você.
O terceiro verbo foi: OLHAR
“Não olhes para trás”: No texto que estamos apreciando vemos que a mulher de Ló olhou para trás e foi transformada em uma estátua de sal. Se já somos libertos por Cristo, devemos buscar as coisas do alto. Em nossa vida não devemos abrigar saudade do passado porque vivemos  já na dimensão do Espírito. O nosso olhar deve estar posto em um só alvo, Jesus.
Está escrito:” A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso”. Mt.6:22,23
Olhar para trás nos torna frágeis, às investidas do inimigo, então devemos proteger os nossos olhos com o colírio da graça de Deus, e jamais permiti-los que nos induzam ao pecado.
O salmista dizia: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos”; é uma decisão completamente nossa para que a janela da nossa alma veja pela ótica de Cristo Jesus, sabendo que: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus”, Lc.9:62
O quarto é o verbo: PARAR
“Nem pares em toda a campina”: Havia pressa em afastar-se daquele lugar, porque o juízo de Deus para aquela cidade estava prestes a se cumprir. Muitas pessoas se sentem atraídas pelas campinas verdejantes do mundo, onde tudo é permitido, nada tem limite, ou correção. “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminho de morte”.Pv.14:12. As pessoas vivem como nos dias se Noé em que comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento... As luzes do mundo perdido as atraem, como as mariposa noturnas que se sentem atraída pela luz e a cada momento voa mais perto, mais perto, até que a chama queima as suas asas e por fim lhe tira a vida.
A ordem do anjo era: “ Não pares em toda a campina ”. Precisamos voltar ao primeiro amor e viver na dimensão do Santo Espírito de Deus, porque quando assim fazemos o brilho e os atrativos deste mundo vão perdendo o seu poder de atração.
O quinto verbo é: FUGIR
“Foge para o monte”: Nem sempre fugir ou escapar são sinônimos de covardia, há ocasiões que isso significa, preservar a vida, seja ela física ou espiritual. O anjo enviado de Deus disse a José: ”Levanta-te toma o menino e a sua mãe e foge para o Egito”.Mt.2.13  Era uma fuga para a preservação da vida do menino Jesus. A Bíblia fala também de José, filho de Jacó, que fugiu da mulher de Potifar para não pecar contra Deus, essa foi uma fuga pela vitória.
A Palavra de Deus continua nos alertando para que fujamos da paixão juvenil (II Tm.2:22) , da prostituição ou impureza (I Co.6:18), da idolatria (I Co.10-14) e também da geração corrompida (Fl.2:15).
Os governos através das Secretarias da Saúde, sempre fazem campanhas preventivas contra males e doenças que podem levar à morte. Essas vacinas produzem imunidades nas pessoas que se deixam vacinar.
Na nossa vida cristã também temos vacinas preventivas contra males que atacam o homem na sua vida de santificação e comunhão com Deus. Elas são: A Oração( em todo o tempo), a leitura da Bíblia (diária), a Comunhão com os santos (constante) e o jejum. Essas práticas produzem ante-corpos  tão necessários, para uma vida cristã vitoriosa.
O sexto verbo é PERECER
“Para que não pereças”: O anjo finalizou a sua mensagem dessa maneira, “não perecer”, essas foram as normas dadas por Deus à família de Ló, e também é dada a nós, obedecer às suas determinações para não perecermos, Jesus diz: “Eis que venho sem demora, guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa”. Ap.3:11
O mundo é como um grande oceano, entrou nele sem saber nadar, é morte certa, mas graças a Deus que em Cristo Jesus temos vida e vida com abundância. É melhor viver do que perecer, o salmista complementa :”Não morrerei, antes viverei e contarei as obras do SENHOR”. Sl.118:17

Deus seja louvado!
Missionária Rosa Maria Ferreira Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário