quarta-feira, 11 de julho de 2012

CIRCUNCIDAI O PREPÚCIO DO VOSSO CORAÇÃO


Certa vez estava folheando a minha Bíblia quando me deparei com este versículo “Circuncidai pois o prepúcio do vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz” Dt.10:16. Fiquei pensativa, porque sabia que ali havia verdades profundas que eu precisava entender. Passaram-se alguns meses, eu trabalhava como professora em uma cidadezinha na ilha de Marajó, Pará. A Prefeitura do lugar inaugurava um novo matadouro (lugar de abate de gado).
  
Foi-nos dado permissão para levar os alunos para conhecer o lugar e aproveitar para dar uma aula de ciências. Tudo era novidade e as crianças estavam contentes. Eu não imaginei ser tão impactante ver os animais serem abatidos. Havia 3 bois para o abate; as crianças estavam curiosas e perguntavam sobre tudo. Um fato, porém, me chamou a atenção; o último boi abatido ao ser esquartejado, tinha o coração 2 ou 3 vezes maior que os anteriores. Me preocupei com aquela situação  e perguntei ao profissional se o animal estava são, porque eu sabia que dali seria levado ao açougue. Ele me disse, sim, tudo está bem, ao que eu retruquei, e porque o coração está tão grande? Ele me disse é pelo estado emocional do animal; ele viu os seus companheiros serem abatidos e começou a se angustiar, a angústia faz criar essa água nessa película que envolve o coração criando essa bolsa. Eu perguntei: e como se chama essa película que mantém essa água? Ele me respondeu, se chama PREPÚCIO. Nesse momento lembrei-me do versículo que li. A Bíblia Sagrada é o livro que tem a resposta para todas as nossas perguntas desde que estejamos em sintonia com o Espírito que a vivifica.
   
O nosso dia a dia nos traz surpresas nem sempre agradáveis ficamos angustiados, amargurados e assim vamos armazenando sentimentos prejudiciais como o ódio, raiz de amargura, resistência para liberar perdão etc. E todas essas coisas fazem um bloqueio no nosso relacionamento com Deus. Vamos a igreja e nada acontece porque levamos e trazemos a nossa carga no nosso coração. O coração está tão cheio que não há espaço para o agir de Deus. A Palavra de Deus diz: “Circuncidai, pois o prepúcio do vosso coração”. Esvaziemo-nos de toda angústia, da ofensa que o nosso irmão nos fez, liberemos o perdão e digamos, “Senhor a tua graça é abundante para mim e para meu irmão”, é nesse momento que o Senhor fará a circuncisão da benção. Em Dt.30:6 diz: “E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração da tua semente; para amares o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, para que vivas.” RMC.
   



.

7 comentários:

  1. Rosa Maria Cunha, bem aventurados são aqueles que propagam as palavras de Deus, elevando ou fazendo nascer a fé nas suas criaturas.
    Que o Espírito Santo de Deus esteja sempre convosco.
    Gostei muito da sua interpretação. Entusiasmou-me ler o seu escrito.
    Um grande abraço.

    Sérgio de Freitas Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras de Sérgio de Freitas Barbosa, sua reflexão tem um fundamento bíblico em Deuteronômio 10.16 e que ao mesmo tempo é científico pela sua explicação pessoal.
    Rosa Maria Cunha, que voce seja sempre um canal de bençãos em sua reflexões fundamentadas.

    Idimo Jardim - Blog Cristo Vive

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus... hoje pela manhã eu abri minha bíblia antes de ir pro trabalho e era em Jeremias 4: 1 a 4. E o versiculo 4 fala: "Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras." Fiquei pensando nesse versiculo e lembrei de olhar na internet o que significa prepúcio. E veio nesse site com essa explicação tão profunda. E percebo que o Senhor falou comigo mais uma vez.
    Obrigada, minha irmã e que Deus continue lhe usando para alcançar muitas outras pessoas que precisam voltar seus corações para o Senhor, assim como eu preciso.

    ResponderExcluir
  4. A mesma palavra veio a mim em Jeremias 4, não compreendi o que poderia ser o "prepúcio" tão bem dialogado. Orei ao Senhor pedindo esclarecimento e ao pesquisar me veio essa revelação divina através da irmã em Cristo RMC. Por notórias vezes sentia um aperto no peito, daqueles que não te deixa pensar em outra coisa a não ser tentar lembrar que tipo de sentimento havia me deixado assim. Após analisar o estado de minha alma, recordava que uma palavra mal dita, uma resposta ofensiva, uma decepção, me deixava angustiada por todo o dia, mesmo que por hora não me lembrasse o motivo ou razão. A partir de agora irei repreender todo sentimento negativo que me fará separar de Deus. Deus fala! Ajoelhe-se e ore ao Senhor que ele se revelará de alguma maneira.

    ResponderExcluir
  5. Minha irmã, quando li esse versículo, tive a mesma certeza que tinha algo a mais ali. Fui para a internet e deparei na sua explicação. Tremenda!!!! Deus te abençoe abundantemente. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde ontem a noite Deus me deu uma revelação pra que eu leia o livro de Jeremias capítulo 4.1 ao 4 e fui buscar o significado da palavra prepúcios, e lendo o que a missionária postor fiquei muito agradecida ao meu Deus. Obgda senhor pq tens a resposta na hora certa.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde ontem a noite Deus me deu uma revelação pra que eu leia o livro de Jeremias capítulo 4.1 ao 4 e fui buscar o significado da palavra prepúcios, e lendo o que a missionária postor fiquei muito agradecida ao meu Deus. Obgda senhor pq tens a resposta na hora certa.

    ResponderExcluir