domingo, 1 de setembro de 2019

ORE E APOIE O SEU PASTOR


"As vezes o púlpito nos impede de olhar para nós mesmos.Vemos os outros e não temos tempo de olhar para nós. Na verdade somos os mais carentes, porque sofremos um sofrimento solitário." (palavras de um pastor)

Me emocionaram essas palavras, ditas em uma reunião de líderes. Deus tem sempre uma pessoa e a coloca na liderança de um grupo ou uma igreja. Lhe investe de autoridade e sabedoria, necessárias para o exercício da sua função. Ele é responsável diante de Deus por aquelas almas, é o representante jurídico e responde por tudo que se passa naquele rebanho pastoral. Pode haver outros pastores colaboradores, mas foi a ele que Deus confiou aquela função, aquele cajado.
É um homem como outro qualquer, com falhas e defeitos, mas com muitas qualidades e ficará naquela liderança até que Deus determine algo ou algum trabalho, segundo a Sua vontade. Cabe a nós como ovelhas desse rebanho reconhecer a sua autoridade, honra-lo, apoia-lo, orar por ele, pela sua vida, saúde, e pela sua família.
A igreja deve amar e orar pela família do seu pastor, pelos seus filhos, pela sua esposa porque isso também é agradável ao seu líder, saber que sua família é amada, e não criticada.
Isso proporciona, alegria, paz e um melhor desempenho na função do pastor. Ouvi essa palavra da boca de um pastor Presbiteriano, e meu coração sentiu muita dor. Muitos homens de Deus sofrem incompreensão daqueles a quem ele cuida, sem ter tempo muitas vezes, para a família, horário para comer ou descansar. Sejamos agradecidos e menos exigentes. A Bíblia diz: "Levai as cargas uns dos outros e assim estareis cumprindo os meus mandamentos". Deus seja louvado!
Pra. Rosa Maria Cunha

QUE TIPO DE OFERTA OFERECEMOS A DEUS?

"Estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com as lágrimas, e os enxugava com os próprios cabelos". Lc.7:38


Existe vários tipos de ofertas para se oferecer a Deus, como: Oferta de Amor, Oferta de Gratidão, Oferta de Louvor, Oferta de Adoração etc.

Me emociona quando leio o texto acima, o Ofertório oferecido pela mulher pecadora. Ela tinha uma vida difícil, era mal vista pela sociedade da época, era discriminada, era uma mulher sofredora. Havia, porém, no seu coração um grande sonho, era: Ter um encontro com Jesus, o homem que ela ouvia tanto falar, mas que não conhecia. Quando soube do lugar onde Jesus estava, não pensou duas vezes, saiu apressada à sua casa e tomou o melhor que ela possuia: Um vaso de alabastro com um unguento de grande valor, e saiu em busca de Jesus, para realizar o seu grande sonho e oferecer-lhe a sua Oferta de Amor.
O bálsamo era um óleo extraído da raiz de uma planta encontrada na Índia, e que se chamava Nardostachys Jatamansi, que crescia nas montanhas do Himalaia.

No momento do seu emocionante ofertório, ela não pensou no alto valor do unguento, mas, no amor que extravasava do seu coração. Era como dizer: “O valor desse nardo puro, não se compara ao valor que tem Jesus para a minha vida.”

Isso me leva a pensar: O que estamos ofertando, é o nosso melhor, para Jesus?
Certa vez Davi meditando nas bênçãos que o SENHOR lhe havia dado , fez-se a seguinte pergunta: Que darei ao SENHOR por todos os benefícios que me tem feito?

Era um sentimento de Amor e Gratidão de um coração agradecido. Somos abençoados a cada segundo da nossa vida, desde o pronto amanhecer até que se ponha o sol, durante o nosso sono reparador, Ele está ali nos guardando e abençoando. Como estamos retribuindo todo esse cuidado do SENHOR?
A Bíblia fala que algumas mulheres participantes do Ministério de Jesus o serviam com seus bens, elas sabiam que todo Ministério necessita de recursos materiais para poder expandi-lo, dessa forma ofereciam a sua Oferta de Amor e Gratidão. Era o seu melhor, o seu ofertório.
Outras, sabiam que poderiam servi-lo e agrada-lo usando as suas habilidades no tear. Confeccionavam roupas, colchas, cobertores, era o seu melhor, e confeccionaram também a túnica sem costura que só Jesus tinha, era algo especial como uma oferta ao SENHOR. Ela era tão admirada, que na crucificação de Jesus, os soldados deitaram sortes para ver com quem ela ficaria.
O nosso ofertório ao SENHOR precisa ser de algo que nos custe, uma Oferta Sacrificial. Quando Aruma ofereceu a sua eira, a lenha e os bois a Davi completamente grátis para que Davi oferecesse holocausto ao SENHOR, Davi recusou respondendo: “Não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocausto, (ou sacrifício) que não me custe nada.”

Os homens e mulheres que foram grandemente abençoados pelo SENHOR foram exatamente os que tinham um coração puro e franco para servir, oferecendo o seu melhor para Deus e a sua Obra.
Como tem sido o nosso Ofertório a Deus, diante das inúmeras bênçãos recebidas na nossa casa, na nossa família, no nosso trabalho, na nossa igreja?
Deus espera de nós a nossa Oferta de Amor, de Gratidão, Oferta Sacrificial, assim como fez a mulher que ungiu os pés de Jesus. Deus seja louvado.
Pra. Rosa Maria Cunha
Parte superior do formulário