terça-feira, 11 de setembro de 2012

O VALOR E AS CONSEQUÊNCIAS DE UM OLHAR


          “Para ti que habitas nos céus, levanto os meus olhos. Eis que como os olhos dos servos atentam para as mãos dos seus senhores, e os olhos da serva para as mãos da sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o Senhor nosso Deus...” (Sl. 123.2)
          Este era um dos cânticos que os peregrinos  cantavam a caminho das festas de Jerusalém; os peregrinos erguiam os olhos para Deus em oração. Um olhar sempre determina aprovação ou desaprovação. Isso me transporta para a minha infância de quando mamãe nos controlava com o olhar. Havia momentos em que aquele olhar nos condenava, nos deixava completamente tristes pois sabíamos que mamãe ia conversar seriamente conosco. Nós vamos observar O Valor e as Conseqüências  de um Olhar dentro da Bíblia.
          Gn.24: 63-65 nos fala a respeito de Isaque  que esperava ansioso  a jovem que Deus escolhera para ser sua esposa. Deus sempre nos surpreende  e surpreendeu o jovem Isaque  porque naquela caravana  de camelos vinha Rebeca a jovem dos seus sonhos e que já havia sido escolhida pelo olhar do PAI para sua esposa. Diz a Bíblia que  Isaque ao vê- la  a amou.
           Os nossos olhos são as janelas da nossa alma, eles precisam passar pela ótica de Cristo para que sejam direcionados sabiamente. Em (Jz. 16.4) nós lemos sobre  as conseqüências  funestas do olhar de um jovem que tinha tudo para ser  um vencedor, esse jovem foi Sansão, pois tinha compromisso com Deus, porém não vigiou, e ao olhar Dalila, a paixão dominou o seu coração, o jovem dominador foi dominado; aquele que pôs fogo na seara dos filisteus usando 300 raposas, não vigiou e uma raposinha ficou presa no seu coração, era uma filistea pagã inimiga do povo de Deus; é necessário cuidado com o jugo desigual. Existem conseqüências desastrosas  para quem se detém a olhar o proibido.  A Internet precisa ser olhada com muito cuidado  para não haver queda moral, espiritual e até mesmo abalo familiar.
          A Bíblia  fala de um rei  que foi traído pela sua curiosidade olhando uma dama que se banhava, ele se chamava Davi (2 Sm. 11:2)    As conseqüências desse  olhar proibido custou-lhe  vergonha, e sofrimento moral e espiritual ao rei Davi, porque como está escrito, um abismo chama outro abismo o mal se alastrou chegando ao assassinato. A misericórdia de Deus para ele veio através  do sacerdote Natã que levou-o a reconhecer o seu erro e se arrepender dos seus pecados para receber perdão e restauração.
          At. 3.4 nos relata a respeito de um coxo que se assentava á porta do templo Formosa para mendigar, um dia entravam no templo Pedro e João que se dirigiam a oração da hora nona. Ao pedir-lhes uma esmola, Pedro lhe disse olha para nós. Aquele olhar teve uma conseqüência feliz porque ouviu: Não tenho prata nem oro, mas o que tenho te dou. Em nome de Jesus de Nazaré, levanta e anda. Ele foi curado e ainda entrou no templo saltando e louvando a Deus. Aleluia!.   
           Nm. 21: 8, nos revela o olhar que  trouxe como conseqüência, vida. Os israelitas  após blasfemarem contra Deus e contra Moisés  a ponto de dizerem: A nossa alma tem fastio deste pão vil... em conseqüência Deus mandou-lhes serpentes  abrasadoras  como castigo, que mordiam  os israelitas e eles morriam. O povo foi até Moisés pedindo-lhe que intercedesse a Deus em favor deles. Deus ordenou que uma serpente de bronze fosse colocada em uma haste, e os feridos  ao olharem pra ela seriam sarados. A serpente era uma figura de Jesus que ao ser levantado na cruz do Calvário trouxe salvação a todos os homens. Ele disse: E eu quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. Jo.12: 32 Esse olhar trouxe cura e vida.
          Concluindo esta meditação, não podemos esquecer-nos do olhar que mudou a vida de um homem ferido pela sua consciência (Lc. 22.61)  Pedro estava sofrendo peso de consciência por haver negado a Jesus, mesmo tendo sido avisado.  Jesus foi preso, Pedro de longe acompanhava os acontecimentos enquanto aquecia-se com os demais na fogueira; vieram os  acusadores, e Pedro negava, negava, negava; nesse momento o galo cantou. Volvendo-se Jesus olhou para Pedro e Pedro lembrou-se do que Jesus lhe falou. O olhar de Pedro no olhar cheio de ternura de Jesus, provocou arrependimento em Pedro que chorou amargamente.
          A quem diriges o teu olhar? Não podemos desviar o foco da pessoa de Jesus, ele disse: Olhai para mim , e sereis salvos, vós, todos os termos da terra.  Is.45: 22.
Rosa Maria Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário