sexta-feira, 2 de novembro de 2012

JOVEM, COMO VAI O SEU RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS?


                     “Honra teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa”. Ef.6:2

Como vai o seu relacionamento com a sua família? Deus me tem dado oportunidades de estar com grupo de mulheres, orar e compartilhar com elas as lutas e as vitórias; algumas delas chorando falam a respeito dos filhos que se tornaram desobedientes, causando sérios problemas no lar. Mães acusam os filhos de desonra, desprezo, indiferença, engano e envergonhar-se dos pais. Alguns filhos, criados no evangelho, outros, tocam, cantam, participam de grupos jovens, assumindo uma postura de dupla personalidade; uma na igreja e outra bem diferente no lar. Alguma coisa deve estar errada, não pode jorrar dois tipos de água de uma mesma fonte. A Bíblia manda honrar o pai e a mãe e não amaldiçoar.
Talvez você me pergunte, e o que é honrar? È respeitar, tratar com distinção, estima e reverência.
O lar foi a primeira instituição criada por Deus, ele oferece proteção e equilíbrio aos filhos, à família e cria vínculos de companheirismo. Existe no lar um princípio de autoridade dado por Deus e que estabelece limites mantendo-o estável e harmonioso. Quando essa autoridade não acontece, gera confusão e anarquia.
Existe também no lar, uma hierarquia que precisa ser respeitada, o pai, é o sacerdote, a cabeça, o provedor (ainda que haja esposas que trabalhem e aportem para a família), porém, nada tira o direito sagrado do chefe de família. Ambos não podem tirar a autoridade devida um ao outro, dentro do lar, ou então estarão pecando contra os princípios estabelecidos por Deus. Em Dt. 27: 16 diz: Maldito aquele que desprezar seu pai e sua mãe. Essa palavra maldito, é muito forte, e maldição não ficou para os filhos de Deus, mas é o que a palavra de Deus afirma. Os filhos devem refletir muito e tomar uma posição de verdadeiro Filho de Deus. De que forma estamos prestando o nosso culto a Deus? Não podemos prestar um culto agradável a Deus, quando o nosso procedimento não é bom, e nós, como filhos de Deus, somos os prestadores de culto a Ele, por isso devemos preocupar-nos em como levar a Deus o nosso sacrifício de louvor.
Os nossos pais vivem conosco, torcem por nós, aplaudem as nossas vitórias, confortam-nos nas derrotas, oram por nós. Jovens ou adultos precisam estar atentos para a lei da semeadura: Tudo que o homem semear, isso vai colher, porque a terra só produz aquilo que semeamos. Existem muitos jovens depressivos, iracundos, e infelizes, morrendo prematuramente. Por quê? Mt. 15:4b...quem maldisser seu pai ou a sua mãe certamente morrerá. Veja bem esta sentença; Muitos adultos também sofrem doenças graves, porque não aprenderam a perdoar, também ficaram devendo honra a seus pais, e a lei da semeadura é implacável e continua se cumprindo.
E o desprezo? Muitos pais são desprezados dentro do próprio lar, outros são deixados pelos filhos nos asilos, e lá não voltam mais. Que tristeza! Outros são desrespeitados dentro da própria casa por eles construída. ”Maldito aquele que desprezar seu pai e a  sua mãe”.
E a indiferença? O filho entra e sai e não diz: Bom dia, como passou a noite? Você está bem? Não sejam indiferentes com seus pais, eles amam vocês, conversem, contem seus projetos, compartilhem o seu dia a dia; Em Israel, as cãs de um idoso são da mais alta estima e consideração. Na Itália, os idosos são tratados com muito respeito, nos eventos sociais, culturais e artísticos, isso é honrar. Davi honrou os seus pais cuidando deles, 2 Sm. 22:3... Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que saiba o que Deus há de fazer de mim. Um filho abençoado honrando os seus velhos pais. Não engane os seus pais, não existe nada mais triste que ser enganado. Deus está vendo e a lei da semeadura está de pé: Tudo que o homem semear isso vai colher. Certo pai se queixava: Não tenho vontade de voltar para casa, quando eu falo meus filhos riem e me corrigem porque falo errado, lá no trabalho todos me ouvem e me respeitam. Honra o teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias sobre a terra.
É comum ver-se, nas formaturas, os filhos orgulhosos e felizes conduzidos por paraninfos, e não pelos seus pais, Por quê? Alguns sentem vergonha de seus pais, porque não se expressam corretamente: Nós foi, nós veio, nós viu. Não esqueçam que aquele idoso foio grande herói, que suou a camisa, se sacrificou e investiu em você, hoje se você está sendo laureado, foi a custa do sacrifício dele. Honrem os seus pais, orem por eles, tenham-nos em alta estima e anos mais tarde, vocês irão colher nos seus próprios lares os frutos daquilo que vocês plantaram. Shalon Adonai!
                           Rosa Maria Cunha  -  rosamariacunha2012blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário