sábado, 7 de julho de 2012

A LENDA DO "CHARANGO" (CAVAQUINHO)


 Conta-se que o tatu andava muito triste; então o seu amigo porco espinho perguntou-lhe: amigo, vejo que vc. não está feliz, vc. pode me dizer o por que? O tatu abriu o coração para o amigo e disse: Amigo porco espinho, o meu maior sonho é poder cantar, como cantam os pássaros; como o canário, a rolinha... O porco espinho lhe disse vc. e eu não podemos cantar, nós não fomos feitos para  cantar. O semblante do tatu encheu-se de uma grande tristeza e em seguida acrescentou: Se eu não puder cantar, prefiro morrer. O amigo pensou, pensou, e disse, tive uma idéia, se vc. morrer poderá cantar. O tatu deu um sorriso de orelha a orelha, e disse estou disposto. Foi marcada a cerimônia  com toda a bicharada presente... o tatu foi sacrificado arrancaram as suas entranhas ficando intacto o seu casco. Foi daí que se criou o CHARANGO. Quando o CHARANGO toca, é o tatu que está cantando, o chorinho que sai  das suas entranhas. (o charango é uma espécie de cavaquinho, tendo o seu bojo feito de casco de tatu) Quando eu ouvi essa lenda, eu achei interessante. Enquanto nós não nos despojamos do nosso ego, não podemos oferecer o nosso melhor. Que morra a nossa velha natureza!...
RMC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário